Skip links

VIDA LONGA

O desejo de todo ser humano é ter uma vida longa com qualidade. Eu posso afirmar que este mesmo desejo deve nortear a vida das empresas que têm “Perenidade Sustentável”, como um dos principais valores da sua cultura.

A vida empresarial é composta por quatro momentos muito semelhantes ao ciclo das nossas vidas: Infância, Adolescência, Maturidade e Plenitude. Tomo como exemplo contratos de concessão de serviços públicos do setor de infraestrutura que têm longa duração (de 15 a 30 anos), podendo chegar a 70 anos caso as condições contratuais permitam a renovação de prazos. Este longo caminho contratual é dividido em 4 fases: Takeover, Learning and discovery, Readness and Blue sky.

  • Takeover (Infância): Mobilização de equipes, alinhamento de valores, capacitação nos níveis operacionais, técnicos e comportamentais, assim como o estabelecimento do conceito de “Licença Social” junto a sociedade local. (Cinco primeiros anos da empresa);
  • Learning and discovery (adolescência): Tempo de consolidação da cultura empresarial específica do contrato e movimentos de educação corporativa, criando um ambiente de pertencimento. Nesta fase, a identificação de “High Potentials”, no corpo da empresa inicia-se sempre pensando em preparar futuros ocupantes de cargos de direção. (Entre cinco e dez anos da empresa) ;
  • Readiness (maturidade): Relação sólida estabelecida com a sociedade local, excelência na prestação dos serviços, atendimento das condições contratuais e com as expectativas dos acionistas. Nesta fase inicia-se também a estruturação da sucessão natural dos quadros diretivos a partir dos “high potentials” identificados como aptos durante o processo de capacitação para esta nova missão. (Entre os 10 e 15 anos da empresa)
  • Blue sky (plenitude): Momento de estabilidade empresarial. Coexistência da geração que começou este processo (takeover) com os novos integrantes que foram avaliados e escolhidos para iniciar um novo ciclo do contrato.

Tudo o que escrevi acima é uma receita ideal, ou seja, uma visão estática do processo. Na realidade, a vida empresarial é dinâmica e portanto, caberá aos gestores do contrato administrarem a partir desses conceitos a real duração de cada uma dessas quatro fases customizadas à sua realidade.

Newton Azevedo