Três Verdades

Nestes últimos tempos temos sido bombardeados pela mídia tradicional e rede sociais com informações que em sua maioria trazem inverdades, desesperança e nenhuma proposta que objetive um Brasil melhor.

Dentro deste triste contexto, resolvi partilhar com os meus amigos do saneamento, TRÊS VERDADES “VERDADEIRAS”, que resultaram da análise que fiz no universo de 7.000 pessoas treinadas pelo Hydrus nos últimos anos. Posso dizer que estas três verdades são fundamentais para uma engenharia pedagógica de qualidade, em cursos de capacitação que tenham por objetivo universalizar o serviço de saneamento, gerando com isso, a melhoria da qualidade de vida de 100 milhões de brasileiros.

Abaixo, as TRÊS VERDADES:

  • CARACTERÍSTICAS DA CONCESSÃO
  • PERFIL DO INSTRUTOR
  • CONCEITO DE PROTAGONISMO

Para cada uma delas apresento as conclusões das minhas observações:

Na verdade número 1, CARACTERÍSTICAS DA CONCESSÃO, é fundamental levar em consideração que a vida de uma concessão é dividida em três fases, a saber: infância (até 5 anos), adolescência (até 10 anos) e maturidade (acima de 10 anos). Para cada uma delas, a grade de cursos deve levar em conta as necessidades da fase que pretende-se capacitar. Além disso, a região na qual a concessão está inserida, também é uma variável importante, pois com as dimensões continentais do país, as diferenças de IDH impactam na elaboração da grade de cursos.

Na segunda verdade, PERFIL DOS INSTRUTORES, ficou evidente em minha análise que os instrutores têm que ter experiência vivenciada no tema a ser ministrado, não bastando o conhecimento teórico, pois o foco dos cursos tem que responder não somente COMO, mas também o PORQUE de cada ação necessária.

A terceira verdade, CONCEITO DE PROTAGONISMO, ficou constatada para mim quando percebi que nem a sociedade, nem as equipes da concessionária têm clareza da importância que cada uma delas tem na estruturação no processo de concessão. Abordar o tema LICENÇA SOCIAL junto à sociedade local e informar aos quadros da concessão que, por exemplo, um processo de PERDAS (Questão tão falada no setor), inicia-se com uma ABERTURA DA VALA, IMPLANTAÇÃO DA TUBULAÇÃO, FECHAMENTO E COMPACTAÇÃO E REPAVIMENTAÇÃO, são fundamentais no processo de redução de perdas. Tenho certeza que os profissionais envolvidos na operação acima, não estão informados sobre a importância de cada um deles na nesta operação.

Falar de políticas públicas é fundamental para desenhar o futuro do país e infelizmente, embora sejamos torpedeados por uma quantidade inacreditável de informações, não encontrei nenhuma ou quase nenhuma reflexão mais sensata que não só no saneamento, mas também em outras áreas de infra-estrutura, nos tragam uma visão estratégica que almeje um Brasil melhor.

Acredito que, nós do Hydrus, estamos no caminho certo na geração de novos profissionais para o setor, pois sem uma visão de médio prazo não teremos mão-de-obra capacitada suficiente para enfrentar o desafio da universalização até 2033.

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