SANEAMENTO: ONDE ENCONTRAR RECURSOS HUMANOS?

Hoje temos 14 milhões de desempregados, sendo a grande maioria jovens, concentrados nas faixas mais vulneráveis e com baixo nível de escolaridade.

 

A pandemia e a consequente pressão do desemprego no Brasil têm movimentado o mercado de ensino profissionalizante, principalmente os chamados “Cursos Livres”. São aqueles que embora não necessitem ser regulados pelo MEC, têm base legal e procedimentos definidos pelo Decreto Presidencial no. 5154 de 23/07/2004. Esses cursos destinam-se aos trabalhadores, na maioria desempregados, a oferecer conhecimentos técnicos pontuais que permitam em uma curta carga-horária e baixo investimento, capacitá-los para diversos mercados de trabalho.

Hoje temos 14 milhões de desempregados, sendo a grande maioria jovens, concentrados nas faixas mais vulneráveis e com baixo nível de escolaridade. Focando o setor do saneamento (água e esgoto), que após a aprovação do marco regulatório passou a atrair o interesse de vários grupos empresariais tradicionais e de novos “players”, posso afirmar que se pretendemos universalizar os serviços até 2033, teremos que praticamente duplicar de forma progressiva os recursos humanos necessários para construir, operar e manter com qualidade os serviços a serem prestados.

Somente com a capacitação focada, de curta duração, específica para cada uma das etapas do ciclo completo de operação, é que conseguiremos em parceria com os “players” enfrentar desafio da universalização e também contribuir com a questão crítica do desemprego.

Não considero apenas uma sugestão, e sim uma necessidade imediata, disponibilizar mão de obra de qualidade, capacitada através de cursos presenciais, EAD ou “mobile-learning”.

Cito, um caso atual, referindo-me aos fundos de “private-equite”, interessados em aportar recursos financeiros no setor, mas conscientes que os mesmos são necessários, mas não suficientes pela falta de recursos humanos que garanta a possibilidade do exercício de governança, melhora na qualidade dos serviços prestados, com tarifas justas e eficiência operacional, gerando com isso tarifas justas.

Portal Saneamento Básico

Previous Post
Newer Post

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)