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Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

Objetivo: Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Este curso visa capacitar interessados em evoluir profissionalmente neste mercado!

PRIMEIRO DIA:

Implantação da concessionária:

  • Jurídica: decisões e providências necessárias para a constituição da nova empresa.
  • Equipe: formação do time gerencial básico de acordo com o Plano de Negócios, responsável pelo “start up” administrativo da nova empresa
  • Física: primeira tarefa da equipe gerencial básica é a implantação de escritório provisório para abrigar a nova empresa, onde será providenciada a elaboração do plano para a instalação definitiva da empresa com o dimensionamento das necessidades físicas e sua implementação, bem como a contratação dos demais integrantes da equipe.
    1. Formação da equipe: recrutamento, seleção e contratação dos integrantes necessários para cumprir as atividades da empresa, de acordo com o organograma elaborado no Plano de Negócios.
    2. “Start up” operacional: planejamento e execução das atividades para assunção dos serviços de saneamento contratados (fase de transição).
    3. Gestão administrativa: ações de gestão desenvolvidas para suportar administrativa e financeiramente as operações da concessionária, tais como recursos humanos, suprimentos, finanças e procedimentos administrativos em geral.
    4. Gestão de engenharia: ações de gestão desenvolvidas para projetar e implantar as intervenções nos sistemas de água e esgoto, sejam reformas, ampliações ou novas instalações a serem operadas pela empresa para cumprir suas metas de atendimento à população.

 

SEGUNDO DIA:

Gestão comercial: ações de gestão desenvolvidas para diminuição das perdas físicas e de faturamento e aumento da arrecadação.

  1. Gestão operacional: ações de gestão desenvolvidas para operar as estações de tratamento, as redes e a manutenção eletromecânica dos sistemas de água e esgoto componentes da concessionária.
  2. Gestão ESG (SÓCIO + AMBIENTAL + GOVERNANÇA): ações de gestão desenvolvidas para dotar a concessionária de todas as licenças ambientais para poder operar plenamente, obter as outorgas de captação de água e descarte dos efluentes tratados, ter um bom relacionamento com a comunidade e desenvolver projetos socioambientais contratuais ou não, bem como cumprir as metas de resultado traçadas no Plano de Negócios.
  3. Gestão contratual (PERENIDADE): ações de gestão desenvolvidas para desenvolver o bom relacionamento com aos clientes/usuários e com a agência reguladora, verificar permanentemente oportunidades de melhorias contratuais, observar eventuais desequilíbrios e propor processos de reequilíbrio econômico-financeiro, de forma a maximizar o resultado da empresa em todos os sentidos.

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Detalhes

  • Carga Horária:

    16 horas

  • Público-alvo:

    Este curso visa capacitar gestores interessados em evoluir profissionalmente no mercado do saneamento, aprofundando os principais desafios de cada área de atuação.