Objetivos:
- Valorizar o desenvolvimento da estratégia a ser empregada na estruturação do Plano de Negócios;
- Diagnosticar os sistemas de saneamento existentes em uma localidade/região;
- Projetar as necessidades de investimento e de operação para a universalização dos serviços de saneamento à população, orientadas ao alcance da otimização dos resultados de eficiência;
- Dimensionar a empresa necessária para implantar e gerir tais serviços;
- Orçar custos, despesas e receitas correspondentes às suas projeções;
- Estudar a viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto;
- Apresentar tal projeto para aprovação dos acionistas
PRIMEIRO DIA
- Conceitos Básicos do Segmento de Saneamento
o Noções básicas sobre concessão e suas modalidades, legislação referente e exemplos de cada tipo;
- Mercado atual das concessões: tipos de empresas e sua participação no mercado, principais empresas, associações envolvidas e agências reguladoras
- Planos de saneamento: conceito, esferas, desenvolvimento e conclusões esperadas
- Licitações: tipos, evolução no tempo e futuro projetado
- Contextualização do Problema a Ser Solucionado (Diagnóstico)
O Visão Geral
O Conhecimento do Local e das Características da População
- Conhecimento da Situação Atual dos Sistemas de Saneamento Existentes
- Verificação do Atendimento dos Serviços de Água e Esgoto à população
- Fluxograma de Ações Necessárias para o Desenvolvimento do Plano de Negócios da Concessionária de Saneamento
SEGUNDO DIA
- Solução do Problema e seus Custos para a Universalização dos Serviços de Água e Esgoto à População (Prognóstico)
- Projeções da População, Demandas e Proposições para os Sistemas Futuros
- Orçamento das Necessidades de Investimento no Tempo (CAPEX)
- Orçamento das Necessidades Operacionais no Tempo (OPEX)
- Definição da Organização da Empresa (Organograma):
- Organograma (Fase Inicial | Implantação do CAPEX | Maturação da Concessão |
Atingimento dos Indicadores de Gestão ESG);
- Organograma (Fase Intermediária e Final | Manutenção do CAPEX (residual/periódico) + OPEX | Manutenção dos Indicadores de Gestão ESG).
- Planejamento, dimensionamento e orçamento de cada área da empresa (recursos humanos e materiais/equipamentos), através dos respectivos Histogramas:
O Área de Direção (Diretorias, Assessorias e Gerências)
- Área Operacional (Redes, Estações de Tratamento, Elevatórias e Manutenção Eletro-mecânica).
- Área Comercial (Leitura/Faturamento, Atendimento, Combate a Perdas)
- Área Administrativa (Recursos Humanos, Administração e Finanças)
- Dimensionamento e Orçamento do Custo Operacional (Energia, Produtos
Químicos e destinação do Lodo)
o Definição das Necessidades Imobiliárias da Empresa e seu custo
o Dimensionamento das Despesas Administrativas
o Dimensionamento das Despesas com Seguros e Garantias, Outorgas e Regulação
o Dimensionamento das Despesas com Projetos Sócio-Ambientais
- Definição dos Impostos e Correspondentes Alíquotas Incidentes na Concessionária
o Estudo das Informações Existentes (Histogramas)
o Análise da Estrutura | Política Tarifária
o Cálculo da Tarifa Média
o Projeção das Receitas Diretas (Água e Esgoto) ao Longo do Tempo
o Projeção das Receitas Indiretas
- Estudo de Viabilidade Econômica/Financeira (EVTE)
o Desenvolvimento ou Adequação de Planilha Customizada ao Projeto
o Demonstrativo de Resultados (DRE)
o Fluxo de Caixa do Projeto
o Fluxo de Caixa Alavancado
o Estabelecimento dos Parâmetros e Premissas de Financiamento
o Preenchimento das Planilhas com os dados do Plano de Negócios
o Análise do Resultado (TIR projeto e TIR alavancada)
o Comparação com Taxa de Atratividade (WACC)
o Revisões, se necessárias
o Consolidação do EVTE Final
TERCEIRO DIA
Exercício com case real, com apresentação de cada etapa do desenvolvimento do Plano de Negócios e participação interativa dos participantes, verificando-se dúvidas e comentários sobre todo o conteúdo do curso.