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Desenvolvimento de Planos de Negócios de uma Concessionária de Saneamento, Orientado a Resultados Operacionais, Financeiros e Socioambientais

Objetivos:

  • Valorizar o desenvolvimento da estratégia a ser empregada na estruturação do Plano de Negócios;
  • Diagnosticar os sistemas de saneamento existentes em uma localidade/região;
  • Projetar as necessidades de investimento e de operação para a universalização dos serviços de saneamento à população, orientadas ao alcance da otimização dos resultados de eficiência;
  • Dimensionar a empresa necessária para implantar e gerir tais serviços;
  • Orçar custos, despesas e receitas correspondentes às suas projeções;
  • Estudar a viabilidade técnica, econômica e financeira do projeto;
  • Apresentar tal projeto para aprovação dos acionistas

 

PRIMEIRO DIA

  • Conceitos Básicos do Segmento de Saneamento

o Noções básicas sobre concessão e suas modalidades, legislação referente e exemplos de cada tipo;

  • Mercado atual das concessões: tipos de empresas e sua participação no mercado, principais empresas, associações envolvidas e agências reguladoras
  • Planos de saneamento: conceito, esferas, desenvolvimento e conclusões esperadas
  • Licitações: tipos, evolução no tempo e futuro projetado
  • Contextualização do Problema a Ser Solucionado (Diagnóstico)

O   Visão Geral

O   Conhecimento do Local e das Características da População

  • Conhecimento da Situação Atual dos Sistemas de Saneamento Existentes
  • Verificação do Atendimento dos Serviços de Água e Esgoto à população

 

  • Fluxograma de Ações Necessárias para o Desenvolvimento do Plano de Negócios da Concessionária de Saneamento

 

SEGUNDO DIA 

  • Solução do Problema e seus Custos para a Universalização dos Serviços de Água e Esgoto à População (Prognóstico)
    • Projeções da População, Demandas e Proposições para os Sistemas Futuros
    • Orçamento das Necessidades de Investimento no Tempo (CAPEX)
    • Orçamento das Necessidades Operacionais no Tempo (OPEX)
  • Definição da Organização da Empresa (Organograma):
    • Organograma (Fase Inicial | Implantação do CAPEX | Maturação da Concessão |

Atingimento dos Indicadores de Gestão ESG);

  • Organograma (Fase Intermediária e Final | Manutenção do CAPEX (residual/periódico) + OPEX | Manutenção dos Indicadores de Gestão ESG).
  • Planejamento, dimensionamento e orçamento de cada área da empresa (recursos humanos e materiais/equipamentos), através dos respectivos Histogramas:

O   Área de Direção (Diretorias, Assessorias e Gerências)

  • Área Operacional (Redes, Estações de Tratamento, Elevatórias e Manutenção Eletro-mecânica).
  • Área Comercial (Leitura/Faturamento, Atendimento, Combate a Perdas)
  • Área Administrativa (Recursos Humanos, Administração e Finanças)
  • Dimensionamento e Orçamento do Custo Operacional (Energia, Produtos

Químicos e destinação do Lodo)

o   Definição das Necessidades Imobiliárias da Empresa e seu custo

o   Dimensionamento das Despesas Administrativas

o   Dimensionamento das Despesas com Seguros e Garantias, Outorgas e Regulação

o   Dimensionamento das Despesas com Projetos Sócio-Ambientais

  • Definição dos Impostos e Correspondentes Alíquotas Incidentes na Concessionária
  • Projeção das Receitas

o   Estudo das Informações Existentes (Histogramas)

o   Análise da Estrutura | Política Tarifária

o   Cálculo da Tarifa Média

o   Projeção das Receitas Diretas (Água e Esgoto) ao Longo do Tempo

o   Projeção das Receitas Indiretas

  • Estudo de Viabilidade Econômica/Financeira (EVTE)

o   Desenvolvimento ou Adequação de Planilha Customizada ao Projeto

o   Demonstrativo de Resultados (DRE)

o   Fluxo de Caixa do Projeto

o   Fluxo de Caixa Alavancado

o   Estabelecimento dos Parâmetros e Premissas de Financiamento

o   Preenchimento das Planilhas com os dados do Plano de Negócios

o   Análise do Resultado (TIR projeto e TIR alavancada)

o   Comparação com Taxa de Atratividade (WACC)

o   Revisões, se necessárias

o   Consolidação do EVTE Final 

TERCEIRO DIA 

Exercício com case real, com apresentação de cada etapa do desenvolvimento do Plano de Negócios e participação interativa dos participantes, verificando-se dúvidas e comentários sobre todo o conteúdo do curso. 

Entre em contato conosco para mais informações:
11 99940-1270 / 11 91872-2122

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Detalhes

  • Carga Horária:

    24 horas

  • Público-alvo:

    Indicado para quem tem por objetivo ingressar no segmento do saneamento e desenvolver, tanto na fase de licitação, quanto na fase pós licitação ganha e contratada, o plano de negócios da futura concessionária, base sólida para o sucesso do negócio.