Professores Parceiros

Professores Parceiros

Confira o CV dos Professores Parceiros

Professores altamente capacitados e experientes.

Ademar César Ferreira

Engenheiro químico com 35 anos de experiência, é diretor da “H2O Engenharia e Consultoria em Meio Ambiente”. Também já ocupou posições relevantes em empresas como: SAAE de Pelotas (RS), ESMIL do Brasil, JARAGUÁ, FILSAN, MININGTECH e DEGRÉMONT.

Ana Helena Berenhauser

Engenheira Química com Especialização em Engenharia de Saneamento Básico e Mestrado em Saúde Ambiental/Engenharia Ambiental. Atua na área de operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário desde 1995. Atualmente é Diretora Técnica do HYDRUS Capacitação tendo desenvolvido treinamentos presenciais, EAD e Mobile Learning na área de Saneamento Básico e realizado o treinamento de mais de 3.000 colaboradores da área e líderes comunitários nestes temas.

Ana Luiza Fávaro

Bióloga, diretora e responsável técnica da “ACQUA Experts”. Larga experiência com gerenciamento operacional de ETEs de diferentes indústrias, assessorando desde o start up de sistemas de lodos ativados até a operação. Larga experiência em bio-monitoramentos (ensaios ecotoxicológicos, bio-acumulação, entre outros) utilizados para avaliar e remediar impactos em corpos d’água que recebem efluentes domésticos e industriais.

Breno Gurgel

Engenheiro Civil com especialização em Engenharia Ambiental e Mestrado em Hidráulica. Atua na área de operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário desde 1974. Atualmente é Consultor de Perdas de Água e Instrutor de Hidrometria e Manutenção Operacional na área de Saneamento Básico, tendo realizado mais de 30 treinamentos nesses temas.

Carlos Di Somma

Engenheiro Mecânico, desde 1992 na especialidade de projetos, construção, start-ups e manutenção de bombeamentos, plantas e sistemas de água e esgoto. Ocupou cargos de gerente e diretor em Buenos Aires e Manaus. Assessor em gestão de ativos; ministrou cursos na Compesa e Embasa. Desenvolvedor de soluções digitais para melhorar a eficiência na gestão de ativos. Larga experiência em gestão de contratos de obras na América Latina e o Caribe. Anteriormente a 1992, 15 anos em projetos hidrelétricos na Themag, Engevix e Eletrosul.

Bruno Martins Baldi

Advogado especialista em Direito Ambiental, possui MBA em Direito e Economia da Regulação pela GVLaw/FGV e especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Professor universitário e palestrante em diversas áreas do direito. Sócio na Almeida Renzo & Baldi Sociedade de Advogados, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de direito público, ambiental e regulatório, atuando em empresas de grande porte nos segmentos têxtil, infraestrutura pesada, concessionárias de rodovias e saneamento básico.

Eduardo Pacheco

Eng. Sanitarista pela Escola de Engenharia Mauá, turma de 1987. Ocupou cargos de destaque em empresas como Equipamentos Villares, CESP - Cia. Energética de São Paulo, Degrémont (atual SUEZ), Hidrogesp (atual Opersan), GE Water (atual SUEZ) e Nalco-Ecolab. Atualmente é Diretor Técnico da empresa SUD America Engenharia e dos websites www.tratamentodeagua.com.br e www.saneamentobasico.com.br

Fernando de Góes

Administrador de Empresas. Executivo com experiência na liderança do ciclo completo de grandes investimentos, desde o desenvolvimento de mercado e projetos greenfield até a operação de negócios maduros. Foi CFO e CEO de concessões de Saneamento (Limeira, Manaus, México e Rio de Janeiro) e de Transportes (Transolímpica e VLT Carioca), trabalhando com grupos empresariais como Odebrecht, Suez, Invepar e CCR. Também foi Mentor, Conselheiro e Investidor de Startups. Desde 2020 é CFO do Clube de Regatas do Flamengo.

Hélio Narchi

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Professor do curso de graduação da Escola de Engenharia Mauá. Professor do curso de graduação e cursos de pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP. Consultor nas áreas de saneamento básico e saneamento ambiental. Atua há mais de 35 anos nas áreas de saneamento e meio-ambiente nos setores público e privado, com ênfase em áreas urbanas e de empreendimentos imobiliários.

Ivan Moraes

Mestrado no IPT na área de Meio ambiente em Mitigação de Impactos Ambientais. Pós-graduado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz. Tecnólogo em Processos Químicos pela Fatec-Campinas. Licenciado em Química pela Universidade Ibirapuera. MBA – Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade de Valinhos. Técnico Industrial pela ETE Getúlio Vargas. Atualmente é Diretor Técnico e Gestor da ISM Saneamento Ambiental.

José Risonaldo de Lima

Administrador de empresa pela Faculdade do Recife – PE. Graduado em Saneamento Básico pelo CEFET – PE. Trabalhou na COMPESA, por 30 anos, em diversas unidades da empresa, principalmente na área de operação, onde foi chefe do escritório local do Jordão e da divisão de esgoto Cabangá. Na área técnica, foi chefe da divisão de de produção de Grajaú e SUAPE, e chefiou também a oficina de hidrômetros e a divisão de transporte Foi professor curso de Saneamento Básico do Instituto Federal do Pernambuco – IFPE.

Karla Bertocco

Administradora de Empresas e advogada. Foi presidente da SABESP e diretora da ARSESP. Atualmente é a sócia responsável pela área de infraestrutura sustentável da MAUÁ CAPITAL e Conselheira de Administração da CORSAN. Sólidos conhecimentos na administração e na regulação de empresas concessionárias atualmente em operação no país.

Lauro de Menezes Neto

Engenheiro Civil e Administrador de Empresas. Atua na área de concessões de saneamento desde 1995, tendo liderado o desenvolvimento, contratação e gestão das empresas PROLAGOS – concessão plena na Região dos Lagos – RJ (2000), AGRESTE SANEAMENTO – PPP de produção de água tratada na região de Arapiraca-AL (2011) e SANAMA – PPP de esgoto da Parte Alta de Maceió – AL (2014). Atualmente atua como Consultor Independente pela MENEZES Serviços de Engenharia e é do Conselho de Administração da HYDRUS.

Luis Palini Júnior

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Universidade Mackenzie. É dourando em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, pela UNICAMP, buscando aproximar os resultados de suas pesquisas às suas práticas corporativas em empresas como SABESP, BRK AMBIENTAL e SUEZ. Atualmente, atua como consultor independente pela W3 CONSULTING. Membro do Conselho Técnico de Gestão e Eficiência Hidro Energética do centro de capacitação HYDRUS BRASIL.

Luiz Mendes

Engenheiro civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo (1996). Graduação em Tecnologia em Obras Hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1990), Mestrado Profissional na área de Tecnologia de Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2016). Atualmente é professor de nível superior da Faculdade de Tecnologia de São Paulo das disciplinas Hidrologia, Hidráulica, Hidrometria e Projeto de Sistemas de Abastecimento de Água e Drenagem Urbana. Trabalhou durante 25 anos nas áreas de operação, manutenção e projeto de sistemas de distribuição de água e coleta de esgotos na Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos (SAAE), desenvolveu sistemas corporativos para controle de serviços operacionais, Sistemas de Auxílio ao Controle de Perdas (SACP), implantou centro de controle operacional de sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários, desenvolveu trabalhos nas áreas de eletromecânica, macro e micromedição.

Marcos Von Sperling

Doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres. Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. Consultor de empresas públicas e privadas. Autor de mais de 300 publicações em livros, capítulos de livros, periódicos e anais de congressos. Autor do livro-texto Lodos Ativados – Vol 4, que é a base deste curso.

Marcus Vallero

Eng. Civil pela Universidade Federal de São Carlos / SP, com Ph.D pela Wageningen University – Environmental Sciences (Netherlands). Atualmente é gerente para os setores Municipal e Industrial da SUEZ Water Technologies & Solutions para toda a América Latina. É considerado um dos maiores especialistas do Brasil para projetos e implantação de sistemas MBR (Membrane Bio Reactors).

Maria Lúcia Lima

Engenheira Civil com Especialização em Gestão e Controle Ambiental/MBA em Gerenciamento de Projetos de Engenharia e Arquitetura MBA em Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. Atua na área de Planejamento e Controle Operacional de Sistemas de Abastecimento de Água desde 2007. Foi membro da Câmara Técnica de Perdas da AESBE. Experiência em treinamentos de operadores de Unidades de SAA (Presencial e EAD). Treinou mais de 20 turmas de controladores de CCO na área de SAA e SES pela HYDRUS.

Moacir Araújo

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos EESC-USP (1998-2002) e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela mesma instituição (2003-2006). Trabalhou como coordenador do Centro de Planejamento e Desenvolvimento na Ajinomoto do Brasil (2003-2010), atuando como gestor de projetos e pesquisador para o desenvolvimento de novos produtos e processos nas áreas de nutrição animal, fertilizantes e tratamento de águas residuárias. Foi pesquisador de Pós-Doutorado no Laboratório de Processos Biológicos da EESC-USP (2011-2015), exercendo também a função de professor de disciplinas na área de saneamento para alunos de pós-graduação. Cofundador da empresa Bioproj Tecnologia Ambiental, onde atualmente é Diretor de Tecnologia e responsável pelo desenvolvimento de novos processos, projetos e construção de estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais. Durante sua carreira, trabalhou como consultor técnico para várias empresas do ramo de saneamento e acumula grande experiência no setor, tendo muitas referências de sucesso no Brasil.

Paulo Cesar Guimarães Pereira

Biólogo, com especialização em Tecnologias Ambientais, pela FATEC, e Industrial Wastewater Treatment Technique, Kitakyushu, Japão. Diretor Técnico da COMCURSAM Comércio e Assistência em Meio Ambiente LTDA. Atuo na área de projetos e operação sistemas de abastecimento de água e esgoto desde 1976. Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC, nas matérias de Química Sanitária, Biologia Sanitária, Tratamento de efluentes Industriais e Laboratório de Saneamento, desde 2010.

Renato Sucupira

Engenheiro Civil e MBA em Finanças. Foi diretor do BNDES - exim, ex-sócio da VALORA PARTICIPAÇÕES e atualmente é o presidente da BF CAPITAL. Sólidos conhecimentos e experiência nas áreas de planejamento estratégico e finanças corporativas de empresas de infraestrutura, tendo participado diretamente na estruturação de plano de negócios e de financiamentos de diversas concessionárias atualmente em operação no país.

Roberto de Barros

Engenheiro civil, especialização em saúde pública, controle de poluição ambiental, gestão pública e administração em marketing. Atuou na área de saneamento básico, em manutenção e operação de sistemas de água e esgoto desde 1979. Atualmente gerência contratos de assentamento de redes de água e esgotos por método não destrutivo.

Rolando Piaia

Engenheiro Sanitarista com mais de 30 anos de experiência em sistemas de tratamento de águas, efluentes e reúso, dos quais 26 anos em separação por membranas. Ocupou cargos importantes nas empresas Equipamentos Villares, Ecolochem, Degrémont, GE Water (atual SUEZ). Atualmente é Business Developer da Nalco Water (an Ecolab Company).

Rubens Francisco Jr

Engenheiro Sanitarista e Ambiental, pós-graduado em Engenharia Sanitária Industrial. Experiência de mais de 40 anos no tratamento de efluentes domésticos e industriais, em laboratório de análises, operação, engenharia de processos e de projetos de estações de tratamento. Pioneiro em MBBR no Brasil desde 1.999. Foi gerente na FILSAN, Diretor da Degrémont (atual Suez) na Europa, Sócio-Diretor de Tecnologias da AQUAMEC. Atualmente é Sócio-Gerente da MEMPHIS, empresa especializada no fornecimento de ETE’s na modalidade “turn-key” e que é licenciada da Biowater Technology AS, empresa Norueguesa líder mundial na tecnologia MBBR.

Rosvaldo Catino

Engenheiro sanitarista e especialista em ciências ambientais e do meio ambiente com mais de 35 anos de experiência no setor. É professor da Faculdade de Tecnologia Ambiental do SENAI e também é sócio-diretor da empresa Poluição Zero Engenharia, atuando em mais de 100 projetos de saneamento, incluindo dimensionamento, projeto, comissionamento e start-up para empresas como: DEGRÉMONT, ANDRADE GUTIERREZ, ODEBRECHT, ISOLUX, ECOTEC, QUEIROZ GALVÃO, FLUID Brasil, PROESA, entre outras.

Saulo Souza Couzi

Engenheiro Civil com especialização em Gestão da Construção Civil e MBA em Gerenciamento de Projetos e Processos. Atuo na área de implantação de melhorias na infraestrutura em sistemas de abastecimento de água e esgoto desde 2016. Atualmente é Engenheiro Civil na empresa SETEC e instrutor de implantação e manutenção de redes de água e esgoto.

Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho

Graduação em Engenharia Civil pela USP em 1988, Mestrado em Engenharia Civil pela USP em 1993 e Doutorado em Engenharia Civil pela USP em 1996. Atualmente é Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase nas áreas de tratamento convencional e avançado de águas de abastecimento, tratamento de águas residuárias, processos físico-químicos de tratamento e qualidade da água.

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)