O HAITI É AQUI??!!

Quando ouvimos falar que a água vem causando pelo mundo instabilidade geopolítica e tensões entre governos, parece para muitos que isto não passa de um terrorismo barato ou ficção.

Alguns podem lembrar da guerra dos 6 dias em 1967, para a qual a disputa pelas nascentes do Rio Jordão foi uma das causas.

Outros mais atentos podem citar a disputa em 2009 entre Turquia e Síria pelas águas dos rios Tigre e Eufrates, mas insisto que a grande maioria da sociedade brasileira desconhece que guerras pela água ocorrem há anos por estes “brasis”.

As reportagens do Estadão, nestes últimos dias, mostra como diz a música de Caetano e Gil, que o HAITI É AQUI, ou seja a guerra pela água existe e em mais de 10 estados as desavenças envolvendo hidrelétricas, indústrias, companhias de saneamento e pequenas propriedades provocaram nos últimos 5 anos mais de 60 mil ocorrências policiais.

A criminalização dos que não tem água é uma realidade. O Exército e empresas de segurança vigiam canais, poços, caminhões pipas, lagos para garantir a distribuição da água em regiões do semiárido.

No meu entender a frase que melhor retrata este caos é: “Quem não tem uma moeda para comer não tem condições de se indignar “.

As vezes tenho a certeza, que o HAITI É AQUI!!!!

Previous Post
Newer Post

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)