Nestes quase 12 anos de existência, podemos afirmar que nós, do Hydrus, passamos a conhecer com profundidade as “dores” das concessionárias de saneamento. Interagimos com 15 mil colaboradores, através de 600 treinamentos e identificamos as questões mais recorrentes na busca das concessionárias pela eficiência operacional. Podemos classificar em 3 eixos estas demandas, para cada uma deles os principais focos dos treinamentos ministrados pelo Hydrus, foram:
Gestão de Pessoas:
- Valorização do colaborador – senso de pertencimento;
- Identificação de novas lideranças;
- Mindeset de crescimento (*)
Otimização do Opex:
- Qualificação da mão-de-obra;
- Perdas;
- Telegestão;
- Eficiência energética.
Gestão de dados:
- Coleta;
- Integração;
- Análise;
- Ação.
Pelos relatos acima, concluímos que os operadores dos serviços públicos de saneamento estão finalmente enfrentando suas ineficiências crônicas com uma nova atitude comportamental. Estão saindo de uma posição de “resignação / conforto” para o desenvolvimento dos seus colaboradores na liberação do potencial de cada um no caminho do crescimento pessoal e profissional. (*Mindeset de crescimento).
Estamos no caminho certo!
Sugerimos que leiam o livro *Mindeset – A Nova Psicologia do Sucesso, de autoria de Carol S. Dweck.
Newton Lima Azevedo e Márcia Andréa Freire Martinez