Independente da discussão anacrônica sobre o novo marco do saneamento, gostaria de partilhar neste texto 4 “verdades” que precisam ser assumidas e incorporadas ao planejamento estratégico das operadoras de água e esgoto. Isto se quiserem realmente buscar uma melhoria de gestão operacional.
Destaco que estas verdades consideram as tecnologias disruptivas que a sociedade viu-se obrigada a adotar neste período de pandemia.
1) 70% do efetivo de uma operadora concentra-se na base da pirâmide ou chão de fábrica. Destes, 50% tem baixíssima escolaridade;
2) Poucas operadoras incluem este grupo nos seus planos de educação corporativa e as que fazem raramente empregam uma engenharia pedagógica lúdica, interativa como gamificação e m-learning (smartphone),por exemplo;
3) Treinamentos sejam presenciais ou digitais tem que ser customizados as reais necessidades de cada setor de cada unidade operacional. Cursos prontos ou standards não funcionam;
4) Expertise em Big Data é fundamental para através da gestão do volume de dados disponibilizados, apoiar decisões estratégicas sejam operacionais ou mesmo novos modelos de receitas adicionais;
Nós do HYDRUS acreditamos que do improviso inicial às experiências com êxito, as aulas digitais se apresentam como o caminho do futuro da educação