Nos serviços de infraestrutura a continuidade operacional depende não somente de tecnologia, mas da competência e retenção de profissionais capacitados. Além de uma administração técnica robusta.
Uma conexão de serviços públicos exige que os concessionários se preparem para manter uma eficiência operacional durante todo o prazo do contrato, que normalmente varia entre 15 e 35 anos.
O grande desafio é desenhar uma política na gestão de pessoas que considere a diversidade das gerações Y e Z que serão os gestores do futuro em relação a grande maioria dos atuais gestores que pertencem a geração X.
O conflito de gerações está cada vez mais presente. As empresas atuais precisam ter mentalidade aberta para absorver o novo.
As mudanças de gerações sempre existiram, mas no momento que vivemos entre modelos/valores das gestões atuais os que norteiam as novas gerações.
Para um melhor entendimento do texto, seguem abaixo as principais características das gerações X, Y e Z.
GERAÇÃO X
. Nascida entre 1965 – 1980
. Características: Individualismo, ambição e dependência do trabalho (workaholic)
GERAÇÃO Y
. Nascida entre 1981 – 1997
. Características: Tecnologia faz parte do seu dia a dia. Capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo (Internet propaga-se em 1988)
GERAÇÃO Z
. Nascida entre 1998 – 2009
. Características: Valoriza as empresas que se preocupam com o bem estar e que oferecem oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional sustentável