
A indústria 5.0 representa uma evolução que enfatiza a colaboração entre humanos e máquinas criando sistemas de produção personalizados, eficientes e sustentáveis.
Diferente do foco na automação da 4.0, a 5.0 busca integrar a inteligência humana com a tecnologia.
A inteligência artificial (IA), a internet das coisas (IOI) e BIG DATA serão usados para criar um ambiente social e sustentável para todos.
A implementação da indústria 5.0 requer uma estrutura robusta preparada para a interconexão de dispositivos, a coleta e análise de dados em tempo real.
Diante desta evolução, que considero irreversível, passo a refletir sobre o impacto que será causado nas operações de concessionários de serviços de infraestrutura, setor no qual milito há mais de 4 décadas.
Posso afirmar que teremos que capacitar os colaboradores do setor para lidar com as novas ferramentas além de investir em tecnologia.
Aumento de produtividade, redução de custos operacionais (OPEX), potencialização dos investimentos (CAPEX), melhoria da qualidade dos serviços, implementação e controle efetivo do ESG, controle em tempo real dos índices de performance da operação (KPIs) somente serão possíveis se mudarmos o perfil dos recursos humanos tornando-os capazes de implementar monitoramento em tempo real, coletar dados, gerar informações que alimentem os processos de tomada de decisão em tempo real.
Infelizmente posso afirmar que após o Hydrus ter treinado (capacitado) mais de 25.000 colaboradores no setor de infraestrutura, 25% deles é analfabeto funcional.
Para embarcar nesta evolução temos que começar agora a entender e implementar ações na Gestão de Pessoas 5.0.

Presidente do HYDRUS.
Presidiu nos últimos 25 anos empresas nacionais e internacionais de saneamento e foi membro do Comitê Executivo da Aquafed – The International Federation of Private Water, até 2018. De 2011 a 2017 foi Governador do Conselho Mundial da Água. É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica de São Paulo.