Skip links

CINCO MIL

Amigos,

O Hydrus atingiu o número de mais de 5.000 pessoas treinadas em seus cursos de capacitação, focados nos profissionais do setor de saneamento.

Nosso universo de clientes atingiu 40 empresas distribuídas entre operadores públicos, privados, serviços municipais, consultores, fornecedores, fabricantes, construtores e “new commers”.

Conseguimos, também, estabelecer parcerias estratégicas que nos permitiram atender as demandas e expectativas do nosso público.

Portais do Saneamento Básico, o maior portal brasileiro do setor de saneamento, a partir de 2020 agregou ao Hydrus o conceito de cursos abertos à sociedade, dentro do conceito “Nova Visão de Velhos Problemas”, além de uma visibilidade absurda junto a todos os stakeholders do setor.

A parceria com o Clube da Construção Civil – C3, estabelecida em 2019, trouxe uma nova abordagem junto às empresas de construção civil, interessadas em saneamento e meio ambiente.

Cabe destacar também a nossa primeira parceria estabelecida em 2018, com a MUVE Digital. Antes da pandemia, já estávamos acompanhando os movimentos da transformação digital, que certamente alteraria o modelo de educação, passando de somente cursos presenciais, para cursos remotos.

A chegada da pandemia em março/2020, acelerou esta transformação e nos encontrou em fase final de preparação para os nossos cursos passarem a ser EAD-Online e/ou Mobile-Learning. Isso também nos possibilitou participar da retomada de investimentos no setor, participando de takeover em vários projetos adjudicados a operadores privados.

O projeto Hydrus nasceu em 2012, tornou-se operacional em 2017, após uma profunda análise das reais necessidades dos atores do saneamento. Esta análise nos encaminhou para cursos, em sua maioria, de curta duração, sendo ministrados por engenheiros escolhidos pelo conhecimento técnico e experiência prática, dentro do conceito do “aprender fazendo”.

Hoje somos 17 instrutores, 27 cursos nas modalidades presencial, EAD Online e Mobile-Learning, que além da base da pirâmide (chão de fábrica), abordam temas que atingem toda a cadeia produtiva do setor.

Temas recentes como Governança, ESG, Licença Social, Takeover, fazem parte do nosso portifólio.

Não poderia deixar de citar nossos parceiros internacionais, como o Eng. Jean-François Donzier, presidente do Office Internacional de L´Eaux, na época da constituição do Hydrus, Pascal Boyer, atual presidente da Futureau da região da Acquitaine – França, além do presidente do Instituto Mediterrâneo da Água (IME), Alain Meyssonier. Essas parcerias são as nossas antenas que permitem acompanhar em tempo real, os avanços tecnológicos e evolução de modelos de educação corporativa pelo mundo.

Para encerrar este ano de 2021, difícil para todos, o Hydrus/Portal do Saneamento Básico, ministrará dois cursos que posso dizer que são “fora da caixinha”.

  • Ciclo Completo do Saneamento, em 11/11/2021, ministrado pela nossa diretora técnica, Ana Helena Berenhauser. Curso dinâmico, interativo, proporcionando uma visita a todas as etapas do ciclo do saneamento (água e esgoto). Esse curso em 2021 está sendo o nosso curso mais demandado.
  • Implantação e Gestão de Concessionárias de Saneamento que abordará um tema recorrente entre nós: Somos ou não bons gestores? Esta dúvida será respondida nos dois dias de curso, 18 e 25/11. Será ministrado pelo Eng. Lauro Menezes, que faz parte do Conselho Técnico do Hydrus. Cabe ressaltar também, nesta abordagem, a necessidade de iniciarmos a comparação dos modelos de gestão do saneamento com outros setores empresariais, regulados ou não. Para tanto, teremos neste curso a participação do Clube Regatas do Flamengo, que apresentará o seu modelo de gestão, em um ambiente não regulado e de alta complexidade.

Para conhecer detalhes dos cursos acima, como conteúdo, programação, formas de participação, solicito que acessem o site do Portal do Saneamento Básico clicando aqui

Venham participar conosco deste esforço, desta batalha, que tem como objetivo final, possibilitar a melhoria da operação do setor, na busca da universalização dos serviços.

Newton Azevedo